II Seminário

Inclusão, Educação e Autodeterminação

6 de Junho de 2015

Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

 

PROGRAMA

Receção dos participantes
09:00 - Sessão de Abertura
Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário
Reitor da Universidade de Coimbra
Vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra
Coordenadora do GT da Educação Especial da AR
Presidente da Direção da APCC

09:45 - Atuação do Coro da Ordem dos Médicos – Secção Regional do Centro

10:00 - Conferência de Abertura       
A transição para a vida pós-escolar
Conferencista:
Vitoria Soriano (European Agency for Special Needs and Inclusive Education) Perfil / Apresentação

Vitória Soriano

(European Agency for Special Needs and Inclusive Education)

A Doutora Vitória Soriano é Licenciada em Psicologia Clínica pela Universidade René Decartes – Sorbonne, Paris. Estudou Psicologia da Educação na Universidade Central de Barcelona e Educação Especial na Universidade valência; Em Espanha desempenhou funções como Psicóloga em diversos serviços ministeriais; De 1988 até 1996, trabalhou no programa Helios, integrada na sua equipa internacional de peritos; Desde 1996, trabalha como gestora de projetos na Agência Europeia para o desenvolvimento as Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva, sendo atualmente responsável pela Gabinete da Agência em Bruxelas;

Apresentação ×

Moderador:
José Lopes (APCC)

11:00 - 1.º Painel              
Criando condições para o Sucesso
Conferencistas:

Célia Sousa (Instituto Politécnico de Leiria)
Perfil / Apresentação

Célia Sousa

(Instituto Politécnico de Leiria)

Doutorada em Ciências da Educação, pela Universidade da Estremadura (UNEX) e licenciada em Educação Especial pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Desempenho funções de Professora Convidada e Coordenadora do Centro de Recursos para Inclusão Digital na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Diretora da Plataforma Social do Território do Instituto do Território. Membro do Conselho Científico do Instituto do Território. Presta Assessoria Cientifica aos Centros TIC do Ministério da Educação da Zona Centro e a Associação de Autismo de Leiria. Formadora / docente na área da Educação Especial.

Apresentação ×
Jerónimo de Sousa (Centro de Reabilitação Prof. de Gaia)
Perfil / Apresentação

Jerónimo de Sousa

(Centro de Reabilitação Prof. de Gaia)

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com formação avançada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Católica do Portuguesa - Porto (2000). É desde 1992 diretor do CRPG - Centro de Reabilitação Profissional de Gaia. Foi presidente da EPR – European Platform for Rehabilitation (2007-09). Foi membro da Comissão para a Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade na Educação (1988-94) e do Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural (1991-94).

Apresentação ×

MarcellaTurner-Cmuchal (European Agency for Special Needs and Inclusive Education)
Perfil / Vídeo / Apresentação

MarcellaTurner-Cmuchal

(European Agency for Special Needs and Inclusive Education)

Licenciada em Psicologia na Universidade de Koblenz-Landau, Alemanha. Desde 2002 que trabalha sobre informação acessível para as pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. No âmbito da Agência Europeia para as Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva, tem sido a responsável pelo desenvolvimento do projeto I-Acesso (I-access: Accessible Information for Lifelong Learning). Atualmente, é a gestora do projeto ICT4IAL , cujo objetivo é o desenvolvimento de orientações práticas para a acessibilidade na informação, constituindo guidelines internacionais que possam ser colocadas à disposição de todos os interessados. No âmbito das suas funções na Agência Europeia, foi responsável por publicações a nível internacional, incluindo o Estudo sobre a Prática das TIC na Educação de Pessoas com Deficiência, em colaboração com a UNESCO.

Apresentação ×

Moderadora: Vera do Vale (Instituto Politécnico de Coimbra)
Perfil

Vera do Vale

(Instituto Politécnico de Coimbra)

Doutorada em Psicologia da Educação, é Professora Adjunta na ESSE do Instituto Politécnico de Coimbra. Trabalhou em de Educação Especial Integrada e em Intervenção Precoce. Integrou o Grupo de investigação: Prevenção/intervenção precoces em distúrbios de comportamento: eficácia de programas parentais e escolares, financiado pela FCT. Em 2002 recebeu o prémio da Asociación Mundial de Educadores Infantiles como vencedora do 1º lugar do concurso “El libro de los contos del mundo” ao qual concorreu com a história infantil “Os vizinhos da casa azul” em coautoria, que se encontra publicado bem como alguns artigos sobre a problemática das estratégias de gestão comportamental em Idade pré-escolar.

×

14:00 - 2.º Painel              
Operacionalização de estratégias de sucesso

Conferencistas:
Carlos Carona (APCC)
Perfil / Apresentação

Carlos Carona

(APCC)

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. Psicólogo Clínico na Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra. Investigador do CINEICC - Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Docente em diversos cursos e pós-graduações no domínio da psicologia clínica e psicoterapia cognitivo-comportamental. Os seus principais interesses clínicos e científicos incluem a psicopatologia do desenvolvimento, a psicologia pediátrica, e as psicoterapias cognitivo-comportamentais de terceira geração.

Apresentação ×

Célia Fernandes (Pais-em-Rede)
Perfil / Apresentação

Célia Fernandes

(Pais-em-Rede)

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. CESE em Reabilitação, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, é formadora na Pais em Rede, Coordenadora e Gestora de Caso da Escola de Produção e Formação Profissional da Fundação LIGA. É Professora Auxiliar no ISPA e Diretora Pedagógica e Psicóloga na ACM-ASC (Associação Cristã da Mocidade-Acção Sócio Cultural) nas valências Educativa, Centro de Atividades Ocupacionais e Pré-Profissional (população com deficiência intelectual). Também é Psicóloga no Centro de Reabilitação Profissional da CRINABEL (Cooperativa para a Reeducação de Crianças Inadaptadas de Santa Isabel.

Apresentação ×

José Correia Lopes (Coordenador do SE da APCC)
Perfil / Apresentação

José Correia Lopes

(Coordenador do SE da APCC)

Doutorado em Psicologia pela Universidade da Extremadura, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, é docente de educação especial, especializado em deficiência mental e motora pela Escola Superior de Educação de Torres Novas. Foi Diretor de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar na Direção Regional de Educação do Centro e como Coordenador Educativo de Leiria. Exerceu também funções em gestão escolar e como docente em escolas do ensino básico e ensino superior. É formador acreditado pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua.

Apresentação ×

Moderador: Abílio Cunha (APPC)
Perfil

Abílio Cunha

(APPC)

Presidente da Direção da Associação do Porto de Paralisia Cerebral, cuja missão é “somos o parceiro especialista na prestação de serviços de excelência pela diversidade humana. Apoiamos projetos de vida”. É também Vice-presidente da Federação das Associações de Portuguesas Paralisia Cerebral e membro cooptado do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Cerco.

×

       

15:45 - 3.º Painel              
Uma sociedade que cria Inclusão

Conferencistas:
Rui Coimbras (Elemento da Direção da FAPPC)
Perfil / Apresentação

Rui Coimbras

(Elemento da Direção da FAPPC)

“Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo!” (Filosofo Sócrates). Licenciou-se em engenharia informática na faculdade de ciências da Universidade de lisboa. Trabalhou no LNEC (1994-1998) e depois no INE (1998-2000),chefiando o núcleo de base de dados. Em 2000 iniciou funções no setor privado, primeiramente na Telecel e, mais tarde na Vodafone, onde trabalhou como team leader e project manager. Em 2007 passou para a multinacional IBM Portugal onde desempenhou funções de team leader da equipa de gestão dos sites públicos da Vodafone e, atualmente, desempenha funções de arquiteto de soluções IT, numa área ligada à Inovação. É Casado e pai do Pedro com 11 anos de idade. É um cidadão atento à Sociedade, que luta por direitos sem nunca se esquecer dos deveres, para que Portugal não seja apenas “O que o mar não quer” – Ruy Belo

Apresentação ×
Marcelina Souschek (Pais 21)
Perfil

Marcelina Souschek

(Pais 21)

É Mestre em Ciências da Comunicação. Possui uma pós graduação em Relações Públicas. Trabalhou vários anos como jornalista. Mãe de 5 filhos entre os 20 e 6 anos. A terceira filha hoje com 13 anos nasceu com T21, o que a fez dedicar-se a esta causa. Em 2008 fundou com outra mãe o grupo Pais 21. Há 3 anos que o grupo Pais 21 lança campanhas anuais , a nível nacional, sobre esta questão. Para além disso, são responsáveis pela reedição de alguns livros, como pelo lançamento do Kit21 bebés. Um Kit que se destina a pais de bebés recém-nascidos e é entregue na maternidade. Integrou a representação ativa dos “Pais pela Inclusão”, tentado no último ano com um grupo de mães ativistas da inclusão uma alteração da legislação da educação especial em vigor no nosso país.

×

Laborinho Lúcio (Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado)
Perfil

Laborinho Lúcio

(Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado)

Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas, pela Universidade de Coimbra, destacou-se nas funções de Juiz de Direito, Procurador da República junto do Tribunal da Relação de Coimbra, Inspetor do Ministério Público, Procurador-Geral Adjunto, Diretor da Escola de Polícia Judiciária e Diretor do Centro de Estudos Judiciários. Foi Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça, Ministro da República para a RA dos Açores e Vogal do Conselho Superior da Magistratura. É Presidente do Conselho Geral da U. do Minho e Membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Tem vários artigos publicados nas áreas da Cidadania e Direito; Cidadania e Educação; Sistemas de Justiça; Direito Tutelar Educativo; Direitos das Crianças, entre outros. É autor das obras de obras jurídicas e de romance. Foi agraciado pelo Rei de Espanha com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte e pelo Presidente da República Portuguesa, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

×

Moderadora:
Amélia Loureiro (AE de Coimbra Centro)
Perfil

Amélia Loureiro

(AE de Coimbra Centro)

Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com curso de Gestão Pública e especialização em Gestão da Formação e Administração Educacional. Docente desde setembro de 1989, 14 anos em órgãos de gestão e Diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro desde 8 de julho de 2013.

×

17:15 - Encerramento     
Fátima Januário (Vice-Presidente da APCC)