APCC marcou presença na Assembleia Geral e Conferência da Associação Europeia para a Educação de Adultos
A APCC esteve presente na Assembleia Geral e na Conferência Anual da EAEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos, que decorreram na passada semana em Bruxelas, na Bélgica. A APCC participou enquanto entidade representante dos direitos das pessoas adultas com deficiência e incapacidade à educação e formação.
Na ocasião, foram discutidos diversos temas relacionados com educação não-formal para adultos e aprendizagem ao longo da vida, com a Conferência, realizada sob o tema “Inovação na Educação de Adultos da Europa” a assumir-se particularmente como um fórum de extrema importância para a troca de experiências.
Neste âmbito, é de destacar a realização de três oficinas, correspondentes aos eventos de encerramento de outros tantos projetos que envolveram a EAEA e organizações associadas: “Inovação em educação financeira para jovens adultos em risco”, “O vídeo como instrumento inovador de sensibilização à Educação de Adultos” e “Plano de Acção para Validação em Educação de Adultos não-formal”.
A EAEA é uma organização não-governamental que reúne e representa organizações e instituições europeias diretamente envolvidas na educação de adultos. Tem atualmente 141 membros de 44 países e tem como principais funções exercer pressão sobre as políticas públicas, fornecer recursos, disponibilizar informação, construir redes e criar uma comunidade.
A APCC é membro associado da EAEA e uma de apenas seis instituições portuguesas que integram aquela Associação.