Educação Formação

Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra

Eventos

APCC marcou presença na Assembleia Geral e Conferência da Associação Europeia para a Educação de Adultos

A APCC esteve presente na Assembleia Geral e na Conferência Anual da EAEA – Associação Europeia para a Educação de Adultos, que decorreram na passada semana em Bruxelas, na Bélgica. A APCC participou enquanto entidade representante dos direitos das pessoas adultas com deficiência e incapacidade à educação e formação.

Na ocasião, foram discutidos diversos temas relacionados com educação não-formal para adultos e aprendizagem ao longo da vida, com a Conferência, realizada sob o tema “Inovação na Educação de Adultos da Europa” a assumir-se particularmente como um fórum de extrema importância para a troca de experiências.

Neste âmbito, é de destacar a realização de três oficinas, correspondentes aos eventos de encerramento de outros tantos projetos que envolveram a EAEA e organizações associadas: “Inovação em educação financeira para jovens adultos em risco”, “O vídeo como instrumento inovador de sensibilização à Educação de Adultos” e “Plano de Acção para Validação em Educação de Adultos não-formal”.

A EAEA é uma organização não-governamental que reúne e representa organizações e instituições europeias diretamente envolvidas na educação de adultos. Tem atualmente 141 membros de 44 países e tem como principais funções exercer pressão sobre as políticas públicas, fornecer recursos, disponibilizar informação, construir redes e criar uma comunidade.

A APCC é membro associado da EAEA e uma de apenas seis instituições portuguesas que integram aquela Associação.


CONFERÊNCIA/DEBATE: "ALUNOS COM CEI: E DEPOIS DA ESCOLA?"

Realizou-se no passado dia 25 de junho de 2016, na Escola Secundária de D. Duarte a Conferência /Debate “Alunos com CEI: e depois da Escola?”. Foi mais uma iniciativa formativa da APCC respeitante à problemática da transição para a vida pós escolar dos jovens com necessidades educativas especiais.

Do programa constou a participação da conferencista convidada, a Dra. Filomena Pereira, Diretora da Direção de Serviços de Educação Especial e de Apoio Socioeducativo da Direcção-Geral de Educação do Ministério da Educação e ainda a apresentação da Dra. Noémie Oliveira, professora destacada na APCC. As questões levantadas prenderam-se com a relação da educação inclusiva com o direito à autodeterminação e o seu significado na construção de uma melhor qualidade de vida destes jovens. Na conferência participaram sessenta pessoas, entre professores, técnicos superiores e pais e encarregados de educação. Todos demonstraram a sua satisfação na qualidade desta ação.


A APCC é uma organização dinâmica onde os eventos de cariz formativo ou outro são frequentes. Este espaço destina-se a recordar alguns dos que vamos promovendo no âmbito da Educação e Formação.

II Seminário Inclusão, Educação e Autodeterminação
I Seminário Inclusão - Educação e Autodeterminação